Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Dia da Água - Palestra e Conscientização

Palestra com a empresa CAMDA de Adamantina-SP

Dia da Água - Palestra e Conscientização

Crianças da Escola Stela Boer Maioli recebem importante palestra sobre a preservação da água.

Em consonância com o Plano Municipal de Educação Ambiental e em parceria com a empresa CAMDA (Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina) o município de Salmourão recebeu uma importante palestra em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado na última sexta-feira (22/03). Os palestrantes Matheus e Jaqueline trouxeram os grandes desafios que todos nós enfrentamos para proteger o bem mais precioso da vida: a água.

Trouxeram inúmeras vertentes sobre o uso da água, desde o nosso dia a dia até a utilização em larga escala. O intuito foi mostrar que a água está presente em todos os processos da vida humana, desde o momento que acordamos até a hora que vamos dormir, a água está presente em todos os momentos, seja para saciar a sede ou para realizar as atividades diárias, todos nós dependemos da água.

Por isso temos a responsabilidade de proteger, cuidar, economizar e minimizar os impactos que causamos ao meio ambiente, evitando jogar lixo nas ruas, nos rios, e em descartes irregulares no solo. O resíduo deve ser reciclado e seus rejeitos devem ser levados para o aterro sanitário, local planejado para receber o lixo e dar destinação final adequada, evitando a poluição das águas e problemas de saúde pública.

Cuidar do lixo também é cuidar da água e tratar o esgoto também, disse o Diretor Municipal de Meio Ambiente Diego Delmore. Quando cuidamos dos resíduos gerados pelas atividades humanas, reduzimos a carga de poluentes e preservamos os nossos recursos naturais.

As crianças aprenderam muito sobre a água, aprenderam também até sobre os diferentes tipos de plantas que necessitam de água para a sua sobrevivência.

Pensou em vida, pensou em água. A água está em tudo e até no corpo humano, representando ente 50% a 75% do peso corpóreo, portanto, quando preservamos a água estamos preservando todas as formas de vida.

Seja defensor da água, a água é a fonte de vida de todos os seres do planeta terra. A palestra foi realizada com todos os alunos da rede municipal de ensino, nos períodos matutino e vespertino (manhã e tarde).

O município agrade a empresa CAMDA, sempre parceira nas ações de Educação Ambiental.

Prefeitura Municipal de Salmourão

Diretoria Municipal de Cultura e Meio Ambiente.

Figura 1 - Palestra dia Mundial da Água