Saúde - Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024

PREVENÇÃO CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Salmourão, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta toda a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e da chikungunya.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou recentemente um mutirão de limpeza para minimizar os criadouros do mosquito, com o recolhimento de lixo e objetos que acumulavam água por todos os bairros. A ação durou mais de uma semana e contou com a participação de servidores e agentes da área de saúde.

No entanto, em inspeções de controle, as agentes e membros da equipe de vigilância epidemiológica estão encontrando um grande número de larvas e criadouros do mosquito, sendo este um fato preocupante, pois isso pode desencadear o princípio de um surto da doença, colocando em risco a vida de pessoas que possam ser infectadas pela ação do mosquito.

De acordo com a Secretária de Saúde, Luana Cristina Pravatto, as ações realizadas pelos moradores para evitar a proliferação do mosquito devem ser realizadas de modo cotidiano e sem interrupções, principalmente após dias e noites chuvosas, pois o combate à dengue só alcança a efetividade quando a população trabalha em conjunto com os órgãos públicos de saúde nas ações de prevenção.

Outro ponto importante destacado pelo coordenador do setor de enfermagem do centro de saúde, enfermeiro Éder Castro, é que em algumas cidades da região já estão acontecendo registros de casos em grande quantidade. A falta de cuidados pode levar a um surto de dengue, sobrecarregando o sistema e comprometendo a qualidade na prestação dos serviços públicos de saúde.

A secretária Luana destaca também todo o apoio recebido da administração da Prefeita Sônia e da vice Márcia para que todas as ações de prevenção possam estar sendo tomadas de forma constante. A realização de ações e campanhas e ainda o suporte no atendimento de saúde municipal estão recebendo atenção prioritária quando o assunto é "cuidar e prevenir os males e riscos trazidos pela dengue".

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃ