Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 10 de Novembro de 2023

Policiais ambientais fazem a soltura de animais silvestres.

Ação de Conservação da Biodiversidade.

Policiais ambientais fazem a soltura de animais silvestres.

O município de Salmourão recebeu a soltura de animais silvestres apreendidos pela Polícia Ambiental do Estado de São Paulo.

A soltura de animais silvestres aconteceu nas matas ciliares do Córrego Barreira, em Salmourão-SP. Os animais soltos foram apreendidos no próprio município, através de uma interceptação de aves em cativeiro feita pelos Cabos Wesley e Elis durante a visita para uma ação de conscientização na escola municipal. Diversas aves silvestres e um jaboti ganharam a sua liberdade. Algumas aves foram soltas na própria escola com os alunos da rede municipal e outras nas matas ciliares do córrego Barreira.  Este fragmento de mata atlântica se conecta com outras áreas, formando os chamados “corredores ecológicos ou corredores de fauna”, um local importante com vegetação primária que garante o deslocamento, comida e a readaptação dos animais apreendidos, finaliza o diretor de meio ambiente, Diego Delmore.

Preservar a fauna é garantir o equilíbrio ecológico. Precisamos entender que todos os seres vivos estão interligados de certa forma e que toda espécie precisa das outras espécies e do meio biótico para sobreviver. Um simples desequilíbrio afeta todas as outras cadeias alimentares.

Capturar os animais silvestres no seu habitat natural é crime ambiental, sujeito à multas e a responder processos na esfera criminal. Não pratique esses atos, seja amigo da natureza. Cada animal tem um papel fundamental na manutenção das outras espécies e no equilíbrio ecológico como um todo.

Informou a Diretoria Municipal de Cultura e Meio Ambiente.

Figura 1 - Cabo Wesley fazendo a soltura de um pássaro silvestre. (Azulão)