Saúde - Sexta-feira, 11 de Agosto de 2023

SECRETARIA DE SAÚDE DE SALMOURÃO RETOMA O PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE

SECRETARIA DE SAÚDE DE SALMOURÃO RETOMA O PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE

A Prefeitura de Salmourão, através da Secretaria Municipal de Saúde, retomou a entrega de próteses dentárias do Programa Brasil Sorridente, que havia sido interrompido em decorrência da pandemia do COVID-19.

Até o momento já foram entregues um total de 38 dentaduras e outras 34 próteses parciais removíveis, totalizando 72 pacientes atendidos. A confecção das próteses está sendo coordenada pela Doutora Natália Martins na UBS Arnaldo Rabassi e, o objetivo é atender a demanda de pelo menos 200 pacientes que estavam aguardando.

A Prefeita Sônia Gabau e sua vice Márcia Pravato, sabem da importância em trazer de volta esse programa para ajudar a melhorar a auto-estima de muitas pessoas. Esse é um compromisso da administração municipal, que está sempre investindo e priorizando a saúde da nossa população.

"Temos o pleno conhecimento sobre a importância do retorno do Programa Brasil Sorridente em nosso município. Muitas vezes o tratamento odontológico e esse tipo de prótese pode chegar a valores muito elevados, fazendo com que muitas pessoas que não possuem condições financeiras fiquem sem o devido atendimento. Por isso, além de auxiliar na saúde bucal, o retorno desse programa também garante mais dignidade a todos os pacientes beneficiados." destacou a Prefeita Sônia ao falar sobre o assunto.

O Brasil Sorridente - Política Nacional de Saúde Bucal - tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Esses serviços são ofertados em Unidades de Saúde Família (USF)/Postos de Saúde, Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais.

Além desses serviços, o Brasil Sorridente conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que colaboram com a confecção laboratorial de próteses dentárias, servindo de apoio para USF, UOM e CEO.