Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 20 de Julho de 2023

Salmourão volta a integrar os Comitês de Bacias Hidrográficas.

Participação das reuniões no Comitê de Bacias Hidrográficas.

Salmourão volta a integrar os Comitês de Bacias Hidrográficas.

Através de uma gestão ambiental integrada e participativa, o município de Salmourão reativa a sua participação nas reuniões do Comitê de Bacias Hidrográficas do Aguapeí e Peixe. Os Comitês de Bacia Hidrográfica, entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, constituem o “Parlamento das Águas”, espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.

Diretor de Meio Ambiente Diego e Suraya Damas de O. Modaelli
Secretária Executiva do CBH-AP

Comitê é um termo que indica uma comissão, junta, delegação ou reunião de pessoas, para debate e execução de ações de interesse comum. Bacia hidrográfica é um território delimitado por divisores de água cujos cursos d’água em geral convergem para uma única foz localizada no ponto mais baixo da região. Unindo os dois conceitos: Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) significa o fórum em que um grupo de pessoas, com diferentes visões e atuações, se reúne para discutir sobre um interesse comum – o uso d’água na bacia.

Diego e o Professor e geólogo Aparecido - membro permanente do corpo técnico do Comitê de Bacias Hidrográficas.

É por meio de discussões e negociações democráticas que os comitês avaliam os reais e diferentes interesses sobre os usos das águas das bacias hidrográficas. Possuem poder de decisão e cumprem papel fundamental na elaboração das políticas para gestão das águas nas bacias, sobretudo em regiões sujeitas a eventos críticos de escassez hídrica, inundações ou na qualidade da água que possam colocar em risco os usos múltiplos da água, conforme assegurados em Lei.

Salmourão reassume o seu espaço e papel na participação dos debates, reuniões e decisões sobre o uso racional da água e dos nossos recursos naturais. Tudo acontece de forma deliberada e participativa, é a boa política discutindo ações de uso e conservação das nossas Bacias Hidrográficas, ressalta o diretor de meio ambiente, Diego Delmore Moreno.

Essa participação é importantíssima para desenvolver mecanismos de utilização racional dos recursos naturais e da preservação da água, diz a prefeita Sônia Cristina Jacon Gabau que está dando total apoio ao município para a sua reativação na participação das reuniões do Comitê de Bacias Hidrográficas Aguapeí e Peixe.