Administração - Terça-feira, 18 de Julho de 2023

PREFEITURA DE SALMOURÃO RECEBE DEVOLUÇÃO FINANCEIRA DE DUODÉCIMO DA CÂMARA MUNICIPAL

Na manhã desta última sexta-feira (14) o Presidente da Câmara Municipal de Salmourão, vereador Wesley Barbosa, em nome de todos os vereadores que integram o Legislativo Municipal esteve no gabinete da Prefeita Sônia para realizar a devolução de recursos economizados pela Câmara Municipal.

Na oportunidade o mesmo foi recepcionado pela Prefeita Sônia Cristina Jacon Gabau que recebeu um cheque no valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), sendo este valor uma parte do duodécimo total que deve ser devolvido ao Poder Executivo Municipal em caso de não utilização pelo Legislativo durante o exercício.

"Como sabemos os recursos disponibilizados ao Poder Legislativo provém de repasses efetuados pelo Poder Executivo a título de duodécimo. Quando o valor total não é gasto as câmaras devolvem o montante, ou seja, o Presidente da Câmara representando os vereadores e a mesa diretora têm total autonomia para utilizar os recursos caso julgue necessário, entretanto devemos parabenizar os representantes do legislativo através do seu Presidente Wesley Barbosa, que se desdobrou poupando gastos para efetuar esta importante devolução a Prefeitura Municipal de Salmourão.", frisou a Prefeita Sônia.

Wesley efetuou a devolução parcial de forma antecipada, atendendo a um pedido da Prefeita Sônia Gabau, que solicitou ao Presidente da Câmara Municipal a devolução, que vai reforçar o caixa do Poder Executivo Municipal, uma vez que a queda na arrecadação de taxas e impostos pode comprometer a boa saúde financeira da administração municipal.

Pensando nisso, Sônia se antecipou e enxergou na antecipação da devolução do duodécimo, uma forma de absorver os impactos negativos oriundos da baixa arrecadação e consequentemente queda nos repasses de recursos, emendas parlamentares e no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é destinado aos municípios pelo Governo Federal.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, vereador Wesley Barbosa, os valores estariam sendo economizados para realizar a substituição do veículo oficial da Câmara Municipal, mas diante da solicitação da Prefeita Sônia, pensando no atendimento da população e nas prioridades de governo, o parlamentar optou por efetuar a devolução dos recursos, que irá auxiliar nas despesas públicas durante o atual período de baixa nas receitas arrecadadas.